quinta-feira, 18 de julho de 2013

Ótima reportagem!

Uma reportagem veiculada pelo Fantástico, abordou um pouco da vida de três brasileiros especiais que estão estudando em Universidades norte-americanas: Gustavo Haddad Braga (MIT - Massachusetts Institute of Technology, referência mundial em ciência e tecnologia); Tábata Amaral Pontes e João Henrique (Universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas do mundo), concedem breve mas rica entrevista falando um pouco sobre sua vida nas referidas instituições.

Vale a pena conferir! Sirva a todos de inspiração, principalmente para aqueles que sonham estudar, um dia, em universidades de excelência, dentro ou fora do Brasil.


segunda-feira, 15 de julho de 2013

Ashley Dawn Loggins - Incrível Exemplo de Inteligência e Dedicação

Pesquisando no Youtube sobre pessoas com alto desempenho intelectual, encontrei uma reportagem sobre uma jovem norte-americana, Ashley, que muito me emocionou, não só apenas pela sua capacidade fora do comum em aprender e raciocinar, mas, sobretudo, pela sua força de vontade e dedicação nos estudos, muito embora enfrentasse grandes dificuldades.

Há também um diálogo um tanto interessante sobre a realidade da Educação Brasileira, em especial a Educação Superior. Pessoalmente, tenho comigo preocupações sobre este último tema, principalmente quando se fala em qualidade de ensino. Pelo que tenho lido, ouvido e acompanhado (mesmo que de forma incipiente), sinto que muito falta para que o Brasil, em termos de ensino superior, atinja um patamar de alta qualidade. Acredito que precisamos "arrumar" melhor nossas Universidade, principalmente as faculdades. E para tornar mais clara e objetiva minha fala, cito necessidades, como: valorização profissional dos professores, oferecendo-lhes mais formação pedagógica; maior incentivo ao aluno no que diz respeito à pesquisa e produção do conhecimento, não apenas o limitando à reprodução de informações encontradas em livros, periódicos, internet ou outros; implantação de bases de pesquisa em muitas faculdades que não contemplam esta modalidade de atividade de formação superior; a reformulação da grade curricular de instituições de ensino superior que ainda insistem em manter uma postura de certo distanciamento do contexto social de seus alunos, do mercado de trabalho e, principalmente, da própria vida e as descobertas mais recentes sobre seus fenômenos; etc, etc, etc.

Convido a todos a assistirem ao vídeo e fazerem suas reflexões em torno do exemplo dessa verdadeira lutadora que fez e faz a diferença!

Grande abraço!