quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Estudante com diferencial


Recentemente, fiz uma palestra para alunos de 9º ano da escola que trabalho. O tema central aborda algumas opções que eles terão a partir do ano escolar, como a seleção para o IFRN. Um dos pontos chamou bastante atenção dos alunos e que percebi ser adequado compartilhar com os leitores deste Blog. Fala sobre sugestões de posturas que um estudante pode adotar para melhor aproveitar as oportunidades que a vida escolar e acadêmica proporciona. Essas posturas, na verdade, foram resultado de algumas pesquisas realizadas em mídias (revistas e vídeos, principalmente) voltadas para a Educação e algumas para a área empresarial.

Peço aos leitores que analisem bem tais sugestões e que comentem sobre a sua eficiência ou não para que eu possa melhor refleti-las e, se necessário, modificá-las ou até mesmo substituí-las por outras mais eficientes.
São elas:

  1. A importância de aprender com o Passado, de aproveitar o Hoje e projetar o Futuro: o passado como lição e não como algo que devemos nos apegar de forma a nos paralisar as ações no presente. O presente como as oportunidades de crescimento que precisam ser aproveitadas. O futuro como perspectiva e meta;
  2. Espírito de Iniciativa: muito valorizado em todos os âmbitos sérios de atividade humana. Exemplo disso, são as escolas e universidades (públicas ou privadas) que realmente valorizam o estudante dedicado e consciente de suas atribuições e necessidades de crescimento acadêmico;
  3. Escolha de metas e manter o foco nelas: bastante necessário para a realização de projetos de da vida escolar e acadêmica, principalmente no mundo atual que proporciona informações e atividades diversas, podendo levar à distrações e a eventual peda de foco;
  4. Gosto pelos estudos - "Paixão por aprender!": na literatura educativa atual, percebe-se uma mudança de valorização do conteúdo estudado para o gosto pela aprendizagem. Não é o que se aprende que é mais importante e, sim, o ato de aprender. Isso envolve o aprender a aprender e a abertura mental para aprender assuntos novos e desafiadores;
  5. Aprendizagem e desenvolvimento de habilidades de pesquisa: perfil notável que precisa ser alimentado nos estudantes, particularmente porque auxilia decisivamente em seu desenvolvimento acadêmico e futuramente profissional. Envolve pontos, como: saber problematizar a realidade; buscar e gerenciar informações; analisar e refletir sobre as informações adquiridas; socializar com seus pares de pesquisa ou com o público em geral, através de diversos meios (revistas, internet, rádio, etc.);
  6. Desenvolvimento da autonomia intelectual e emocional: aprender a pensar, confiando nas potencialidades intelectuais próprias e a comandar as próprias emoções, procurando sempre o equilíbrio, não permitindo que elas se transformem em um bloqueio para o crescimento pessoal e acadêmico. Duas as atitudes discutidas na palestra foram: 1) a questão de aprender a não depender das opiniões alheias para a tomada de decisões relevantes para a vida, mas sim refleti-las e avaliar sua conveniência, e 2) a necessidade de não permitir que o outro decida como devemos proceder na vida estudantil e a nossa formação acadêmica;
  7. Desenvolvimento do "Espírito de Criatividade": procurar encarar velhos problemas e desafios de uma sob um novo olhar, assim como resolver problemas novos de maneira ousada;
  8. Participação em Olimpíadas de Conhecimento: isso ajuda bastante em abraçar novos desafios, a exercitar a criatividade e a buscar destaque no mundo acadêmico-escolar;
  9. Buscar ser útil para a sociedade: uma boa maneira para isso é participar de projetos sociais que proporcionem um espaço para que o indivíduo possa contribuir para o desenvolvimento de seu meio social, praticando a solidariedade das mais diversas formas;
  10. Respeito aos professores: estes, cada qual segundo suas possibilidades, formaram-se para ajudar os estudantes, e a comunidade escolar em si, a desenvolverem seus potenciais. Por isso merecem consideração e respeito.
São essas as posturas trabalhadas na palestra. Peço ao leitor que envie seus comentários, sugerindo acréscimos ou reduções.
Grande abraço a todos!