sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Estudante Internacional

Ultimamente venho assistindo a vídeos e lendo alguns artigos de revistas sobre pessoas que estão estudando fora do Brasil, principalmente nas Universidade mais conceituadas do mundo e particularmente em nível de graduação. Venho percebendo que este fenômeno constitui-se em algo crescente e que merece de pesquisadores, principalmente da área Educacional, atenção especial. Vou chamar tais pessoas de Estudantes Internacionais.
Esses estudantes vivem, pelo que interpreto, um momento histórico propício para que possam dispor de oportunidades de integrar instituições de ensino superior referências em seu país e no planeta. Logicamente que desde muito tempo que há ações que proporcionam a saída de estudantes de sua nação para estudar fora dela. No entanto, vejo que atualmente isso está ocorrendo de forma bastante acentuada, uma espécie de "invasão organizada" de estudantes estrangeiros. Listo alguns fatores que tornam (ou contribuem para tornar) realidade:
  • Consciência mais global por parte das famílias brasileiras, nas quais pais e mães estão incorporando o pensamento da globalização, fazendo com incentivem mais seus filhos a desejaram uma melhor qualidade de ensino em âmbito internacional;
  • Acesso a um conteúdo portentoso de informações (particularmente pela Internet) que acabam por gerar, também, uma sensação de "internacionalização" do conhecimento e de sua construção, e um desejo, assim creio, de fazer parte desse processo;
  • Efeitos de estudo de línguas estrangeiros (em destaque, o Inglês), tendo efeitos mais expressivos nos dias de hoje;
  • O progresso das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), tornando mais aperfeiçoado e rápido o acesso ao conhecimento;
  • O programa Ciência sem Fronteiras, criado pelo governo brasileiro através de uma parceria entre os ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, disponibilizando bolsas de estudos (integrais ou parciais) a jovens e adultos que são escolhidos por critérios rigorosos para estudarem em Universidades estrangeiras que ofereçam desenvolvimento para seus temas de estudos;
  • Investimento maior de Universidade estrangeiras de ponta em oferecer diversos conteúdos de seus cursos a estudantes de todas as partes do mundo através da Web, por vários tipos de plataformas, como a edX.
Logicamente, não tenho a pretenção de ter listado todas as razões para o fenômeno aqui discutido, porém, creio ter disposto alguns aspectos que, pessoalmente, venho utilizando para interpretá-lo.  Um coisa é certa: o fenômeno está aí e não pode ser ignorado. Precisa ser estudado, pesquisado, refletido, analisado e extraído dele o que há mais de positivo para a nossa sociedade em particular e da sociedade global, como um todo.
Em breve, escreverei mais sobre os assunto. Tentarei aperfeiçoar meu conhecimento sobre esse tema fascinante e instigador.