quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

4º Dia - 14/jan

Hoje tivemos aula propriamente dita. No período da manhã/tarde (das 10h às 13h), com pequenos intervalos, assisti à aula de Psicolinguística e Ensino de Línguas. Excelente! A professora Graça Pinto mostrou-se muito bem fundamentada (e muito bem humorada), discorreu sobre a Psicolinguística de forma clara e didadicamente acessível. Apresentou seu objeto de estudos e o foco metodológico. 

Diferenciou-a, inclusive, da Linguística, esta ciência tendo como foco a descrição do fenômeno da língua, enquanto que a Psicolinguística é uma ciência explicativa.

Trouxe conceitos como Literacy (conhecido no Brasil como Letramento), pensamento associativo e fez um diálogo entre a Neurologia e a Psicolinguística, quando falou de memórias operatória (curto prazo) e de longo prazo.
No período da tarde (14h30 às 18h00) foi a vez da disciplina Pragmática e Análise do Discurso, com a professora Isabel Margaria Duarte. Esta muito simpática, discorreu sobre atos de fala e princípios reguladores do discurso (máximas conversacionais (Grice e Princípio da Cortesia (Brown e Levinson). Conceituou Pragmática, explicitando que para esta o que mais interessa é o significado das palavras em relação ao contexto de fala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário